"Este Blog é um espaço de compartilhamento de minhas reflexões e aprendizados pessoais e profissionais adquiridos no consultório, em Instituições e na vida cotidiana sobre Saúde Mental, Psicologia, Psicanálise, Arte, Literatura, Filosofia e principalmente sobre a condição humana.

Não tenho a intenção de ser técnica ou teórica, tão pouco ser dona de verdade alguma. Sempre me proponho a arejar os pensamentos nas trocas que posso realizar e permanecer inacabada em meu oficio, que é demasiadamente complexo já que trata do que é humano em mim e no outro. Esta tarefa não tem fim e todo dia se aprende algo novo.

 

Desejo refletir sobre a experiência da minha clínica nos diferentes espaços em que já atuei, com toda a humanidade e empatia que acredito serem necessárias para se realizar um trabalho digno e transformador, nesta esfera do saber e do fazer analítico.

Acredito que a democratização de certos conceitos específicos do campo psíquico, se tratados com ética e cuidado, podem dar às pessoas oportunidades raras de expansão do conhecimento sobre si-mesmas e sobre o mundo que as cerca.

Em minha experiência clínica, onde também me coloco como objeto de investigação,  descobri cedo a necessidade de sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados em Saúde Mental em uma perspectiva mais ampliada, talvez mais filosófica da existência, sem rótulos, medos, preconceitos ou estigmas, mas como algo que pertence a vida e seus ciclos, já  que nenhum ser humano está imune ao sofrimento mental, que está diretamente relacionado a situações de traumas e excessos experimentados ao longo da vida.

Enfim, o lugar de que falo, é de uma profunda valorização e respeito pelo aprendizado que este trabalho promove em minha vida, a partir dos tantos encontros que tenho com as pessoas e suas estórias difíceis e fantásticas.

Para além das teorias em que busco suporte e acolhida, acredito fortemente no potencial inerente a todo ser humano de buscar a sua verdade, por mais tortuoso e disfuncional que este trajeto possa ser, este é sem dúvida o princípio norteador da minha escuta e fazer clinico."

Psicóloga Cristiane Dodpoka